segunda-feira, 26 de março de 2012


Amazonas participa de construção de agenda amazônica da Rio+20 no PA


O Amazonas participa do Fórum dos Governadores da Amazônia, nesta segunda-feira (26), em Belém (PA). O evento reúne governadores dos estados do Norte do país para construir a Agenda Amazônica rumo à Rio+20. 

Na reunião, está sendo discutida a aprovação do projeto de manutenção da floresta em pé pelo Governo Federal. O estudo de compensação financeira prevê a criação da Unidade de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD). De acordo com o governador do Amazonas Omar Aziz, a iniciativa recompensará os caboclos, índios e ribeirinhos do Amazonas que ajudam a manter quase 98% da floresta intacta.

"Não tem outra discussão acerca da preservação que não seja a remuneração do sequestro de carbono que as florestas do Amazonas e de toda a Amazônia fazem para o mundo. Por isso é que a remuneração da floresta em pé tem que existir. Nós temos que decidir isso agora, na Rio+ 20", afirmou o governador. 


Floresta amazônica (Foto: Dennis Barbosa/Globo Natureza) 


*********************************************************************************
Este projeto ja deveria ter sido aprovado a anos pois com os constantes desmatamentos que a Amazônia vem sofrendo rios vem secando uma parte da floresta está destruída além de interferir na vida dos nativos que dependem da Amazônia para viverem.Eu sou a favor do Rio+20 pois ja desmatamos demais acho que está na hora de fazermos alguma coisa para parar o desmatamento e começar a "reconstruir" a floresta amazonica.

segunda-feira, 19 de março de 2012


Mudanças climáticas podem piorar casos de doenças respiratórias


Um estudo publicado nesta quinta-feira (15) pela revista da Sociedade Torácica Americana alerta para o crescimento de doenças relacionadas principalmente ao aquecimento global.

Uma das ameaças é o aumento da quantidade de material particulado no ar, que pode fazer crescer o número de casos de asma. Esse tipo de poluição tende a crescer com a fumaça das queimadas e com as tempestades de areia causadas pelo avanço da desertificação.

O aquecimento também serve para espalhar problemas típicos de regiões quentes. Um bolor típico da América Central – que provoca alergia e asma – já foi visto até no Canadá. 

Nossa maior preocupação é com as crianças, os idosos e outras populações sensíveis. Eles serão os primeiros a experimentar os sérios problemas de saúde relacionados à mudança climática”, afirmou Kent Pinkerton, um dos autores do estudo, em material divulgado pela Universidade da Califórnia, em Davis (EUA), onde ele trabalha. 

 
*********************************************************************************
Acho que já esta mais na hora de tomarem medida contra a poluição, a anos já deveriam ter feito alguma coisa eles tem que esperar centenas de estudos para fazerem alguma coisa. Se faz mal ou não para nós para o Ser Humano temos que ver que está fazendo mal para o planeta para as plantas florestas causando queimadas e no fim de tudo somos atingidos. Então temos que "cortar o mal pela rais" e já parar com esse exagero de gases jogado na atmosfera.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/mudancas-climaticas-podem-piorar-casos-de-doencas-respiratorias.html 

segunda-feira, 12 de março de 2012


Mergulhar para alimentar tubarões ajuda a conservar espécie, diz estudo.


Segundo a pesquisa, a prática de alimentar tubarões faz com que esses animais migrem milhares de quilômetros para tais incursões, fato que contribui para o aumento biológico das presas desta espécie.Isto porque a prática de mergulho e alimentação desses animais por turistas pode diminuir a caça para extração das barbatanas, utilizada na elaboração de sopas.

“Dado os benefícios econômicos e a conservação, acreditamos que o turismo de mergulho não deve ser impedido em princípio, até que seja provado o contrário”, disse Neil Hammerschlag, um dos autores do estudo.

tubarão-tigre (Foto: Divulgação/Jim Abernethy)

*********************************************************************************
Eu apoio este estudo por que se diz que é o melhor para o animal por que deixar de fazer se podemos fazer por gosto, fazer por que queremos, se estamos ajudando os animais direta e indiretamente. Isso também é bom por que os tubarões vão se acostumando ao convívio próximo do Ser Humano "aumentando" a proximidade das duas espécies. 

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/03/mergulhar-para-alimentar-tubaroes-ajuda-conservar-especie-diz-estudo.html

segunda-feira, 5 de março de 2012

  • Hipopótamo é adotado por família e vive em casa na África do Sul

  •  

  • Jéssica tem a vida que pediu a Deus. Ela brinca, nada e é tratada pelos pais com todas as regalias que merece. Jéssica é uma fêmea de hipopótamo que desde 2000 foi adotada por um casal de sul-africanos de Hoedspruit.

  • O mamífero tem acesso livre à casa de Tonie e Shirley Joubert, que a alimentam na cozinha, com muitos quilos de ração. Na sala, Jéssica disputa espaço com o cachorro da família.

 

        ******************************************************************************

Na minha opinião se é o melhor para o animal e a familia esta disposta a cuidar dele e dar toda atençao que um bicho especial como este merece nao há problema alguma em "adotar" um hipopótamo. Acho importante que a família também tente adaptala a viver na selva no seu habitate natural.

Seria bom se tivese um espaço separado apenas para o animal pois ele disputar espaço contra um cachorro acho meio injusto pois o cachorro ja é um animal doméstico que está acostumado a viver dentro de casa e ser alimentado na cozinha e precisa de muita atenção. Já o hipopótamo por mais que esteja domesticado precisa um pouco do seu habitate natural e nao ficar preso dentro de uma casa.

http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2010/06/hipopotamo-e-adotado-por-familia-e-vive-em-casa-na-africa-do-sul.html