segunda-feira, 16 de abril de 2012


População de pinguins da Antártica é o dobro de estimativas anteriores


Primeiro censo de pinguins-imperador foi feito com imagens de satélite.
Estudo concluiu que existem cerca de 595 mil animais da espécie.
A população de pinguins-imperador da Antártida é o dobro do estimado anteriormente, segundo um estudo elaborado por cientistas britânicos com tecnologia de imagens por satélite.
Os especialistas da Pesquisa Antártica Britânica (BAS, na sigla em inglês) utilizaram imagens de alta resolução para calcular o número de colônias de pinguins no litoral da Antártica, assim como o de exemplares.

Segundo a apuração, a população atual de pinguins-imperador subiu para 595 mil, quase o dobro das estimativas anteriores, que previam entre 270 mil e 350 mil animais, informou a última edição da revista científica americana "PLoS One".A maior e mais pesada espécie de todos os pinguins se agrupa em grandes colônias na Antártica, visíveis para o satélite graças a sua plumagem branca e negra, que se destaca sobre o gelo. A estimativa atual é que haja 44 povoações, sete a mais que as conhecidas antes.

Embora os pinguins-imperador não sejam uma espécie ameaçada, as pesquisas atuais indicam que os animais serão gravemente afetados pela mudança climática. Os cientistas temem que a alta das temperaturas registradas em algumas regiões da Antártica no início da primavera cause perda de gelo marinho e prejudique sobretudo os pinguins que vivem nas zonas mais ao norte.

Pinguim imperador deve ser atingido pela mudança climática (Foto: Reuters/Martin Passingham)


*********************************************************************************
É bom saber que cada vez mais a população de espécies diferentes vem crescendo muito mesmo com a interferência do ser humano direta ou indireta mente no seu habitat pois com o desmatamento e o aquecimento global as geleiras vão derretendo, este fenômeno pode atingir os  pinguins. Não são os animais que tem que se adaptar a nós é nós que temos q nos adaptar ao meio animal.http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/04/populacao-de-pinguins-da-antartica-e-o-dobro-de-estimativas-anteriores.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário