terça-feira, 14 de agosto de 2012


Nova York aposta em telhados brancos contra aquecimento global

Programa existe desde 2009; objetivo é reduzir o consumo de energia e, consequentemente, o impacto ambiental dos edifícios.


Conhecida pela divulgação e promoção de ações de sustentabilidade, a Prefeitura de Nova York criou um programa pelo qual pretende pintar de branco, senão a totalidade, a maior quantidade possível de telhados da cidade.

O objetivo da medida é reduzir o consumo de energia dos moradores e, assim, o impacto que causam no meio ambiente.Isso porque, com os telhados pintados de branco, a temperatura no interior de um edifício pode cair até 30%, diminuindo os gastos com ar-condicionado e, consequentemente, a emissão de gases do efeito estufa, o que, em última análise, ajuda a controlar os efeitos nocivos do aquecimento global.

O programa, chamado de 'Cool Roofs' (ou 'Telhados Frios', em tradução literal), faz parte de um conjunto de medidas tomadas por Nova York com o intuito a reduzir em 30% a emissão de gases causadores do efeito estufa até 2030.

Nova York aposta em telhados brancos contra aquecimento global (Foto: Divulgação/BBC)
*********************************************************************************

Cada vez mais novas medida veem sendo tomadas para impedirmos o crescimento global, é tarde, mas é melhor essas medidas serem tomadas agora do que nunca. Os telhados são muito bons principalmente por que podemos economizar energia nos dias de extremo calor e também colaboramos com a natureza ao não usarmos tanta energia elétrica.


Escolas municipais de Manaus serão pontos de coleta seletiva

480 escolas municipais vão receber projeto da Semulsp.
Atualmente, em Manaus há seis pontos de coleta seletiva do lixo.

O Programa de Coleta Seletiva do Lixo da capital do Amazonas implantado em 2005 pela Prefeitura de Manaus está sendo expandido. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), por meio da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), pretende transformar as escolas rede municipal em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos para reciclagem.

Através do Cedolp, a Semulsp prevê a implantação da coleta seletiva em todas 480 escolas municipais. A expansão do Sistema de Coleta Seletiva teve início na Zona Leste, onde 67 unidades escolares já receberam as palestras educativas para as crianças e professores e, semanalmente, o carro da coleta seletiva passa para recolher o lixo que será encaminhado para reciclagem.

A meta da Semulsp para a etapa deste ano do programa consiste na implantação da coleta seletiva e transformação em PEVs em todas as escolas municipais da Zona Norte de Manaus. De acordo com a pasta, nas unidades educacionais já integrantes do programa, os estudantes são engajados no processo de separação do lixo (papel, papelão, vidro, metal e plástico) e do lixo molhado (restos orgânicos, embalagens engorduradas, lixo do banheiro).
Coleta seletiva ainda é desconhecida da população (Foto: Flaviane Azambuja/G1)

*********************************************************************************
Este projeto já foi criado a muito tempo agora só está sendo melhorado, numa das áreas mais afetadas pelo desmatamento e pela poluição ambiental as pessoas estão se conscientizando  e tomando medida para melhorar não só a vida deles mas também a vida de todos.


Polícia apreende caminhão com 15 toneladas de madeira no DF


Motorista não tinha habilitação e nem nota fiscal das toras de eucalipto.
Ele foi autuado em flagrante por transportar carga sem identificação.


O Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal apreendeu nesta sexta-feira (3) um caminhão com 15 toneladas de eucalipto na DF-130, próximo à localidade de Café sem Troco, em São Sebastião. O motorista não tinha habilitação e nem a nota fiscal da carga. 

Segundo ele, a madeira foi retirada de uma fazendo em Cristalina (GO) e seria levada para uma cerâmica em Planaltina de Goiás. A polícia ambiental disse que embora o eucalipto seja madeira exótica, o transporte sem nota fiscal é ilegal.

O motorista, de 20 anos, contou à reportagem do G1 que dirige sem habilitação há cinco anos. Essa foi a terceira vez que ele foi flagrado pela polícia. No depoimento, na 30ª delegacia, em São Sebastião, ele contou que o dono da madeira e do caminhão mora em uma chácara na área rural do Gama.

Policiais ambientais fizeram medição da madeira quando caminhão chegou à delegacia, em São Sebastião    (Foto: Káthia Mello/G1)

*******************************************************************************************************

O grande problema é que hoje ou você está infringindo a lei cortando madeira ilegal ou quando você corta uma madeira legalmente você pode acabar não tendo nota fiscal e acabar como os outros que cortam as madeiras ilegalmente. Mesmo assim esse tipo de prática deveria ser proibida pois afinal não sabemos se as árvores foram cortadas legal ou ilegalmente.