segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Aliança pela Amazônia quer reduzir emissões de CO2 e conservar aldeias

Congresso na Coreia do Sul vai debater conservação de índios na floresta.
Aldeias terão plano diretor ‘de vida’ das terras, diz especialista brasileiro.


A proposta resulta de uma aliança entre a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), que promove o congresso a cada quatro anos, a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônia (Coica) e a organização não-governamental WWF.

Segundo Claudio Maretti, integrante da comissão de especialistas em áreas protegidas e líder da Iniciativa Amazônia Viva da Rede WWF, a aliança pretende divulgar a importância das terras indígenas da Amazônia para a redução das emissões de carbono e a conservação da biodiversidade, bem como oferecer ajuda na gestão de seus recursos naturais.

A estratégia também engloba a gestão de bacias hidrográficas acima das terras indígenas. Um exemplo citado pelo especialista é o Parque Indígena Xingu, onde o desmatamento em torno das cabeceiras dos rios que estão fora do parque prejudicam as águas que correm para as terras indígenas.
Na Amazônia brasileira, 23% da área está protegida em parques e reservas e outros 22% em terras indígenas, informa Maretti. Com os parques mais as terras indígenas juntos temos a chance de proteger a Amazônia”, conclui.
Isolados 2 (Foto: Mario Vilela - Funai/Divulgação)


*********************************************************************************
E pelo que está sendo mostrado cada vez mais estamos vendo o quanto temos que tomar conta da nossa natureza. É tarde sim mas é melhor tarde do que nunca essas medidas mostram que tem gente se preocupando pensando em medidas para diminuir a poluição,desmatamento e tudo mais e também estão pensando no bem-estar dos indígenas de certas regiões que estão sendo tomadas essas medidas.



Desmatamento na Amazônia cai 17% entre 2011 e 2012, segundo Inpe

Devastação da floresta foi de 1.232,75 km² de janeiro a agosto deste ano.
Mato Grosso, Pará e Rondônia continuam liderando desmatamento.


O desmatamento registrado na Amazônia Legal caiu 17% entre 1º de janeiro e 15 de agosto de 2012, na comparação com o mesmo período de 2011, apontam dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
As informações foram obtidas pelo sistema de detecção do desmatamento em tempo real, o Deter, que usa imagens de satélite para visualizar a perda de vegetação na região. Comparando os dados no intervalo de tempo avaliado, a devastação passou de 1.485,66 km² de floresta no ano passado para 1.232,75 km² neste ano, recuo de 252,91 km².
Na comparação entre os três últimos meses deste ano (de 15 de maio a 15 de agosto de 2012) com o mesmo período de 2011, o recuo no desmate foi maior, de 27,8%. A devastação passou de 773,85 km², no intervalo registrado em 2011, para 558,21 km² neste ano.
Em junho, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou que a Amazônia Legal teve o menor índice de desmatamento dos últimos 23 anos. Segundo Inpe, a região teve 6.418 km² de floresta desmatada entre agosto de 2010 e julho de 2011 -- o equivalente a quatro vezes o tamanho da cidade de São Paulo.

Vista aérea da floresta Amazônia na região dos arredores do rio Guaporé (Foto: André Edouard/Arquivo/AFP)
*********************************************************************************

É muito bom ver uma noticia dessas pois mostra que apesar de não parecer o ser humano está tomando conciência do que está fazendo e algumas medias tomadas pelo governo também ajudam. Claro que está diminuição na área desmatada é boa mas ainda a muito a ser feito 17% parece ser uma boa quantia mas pelo que desmatamos 17% é muito pouco pelo que ainda deve ser feito, mas primeiramente temos que continuar nesse caminho evoluindo cada vez mais em relação a diminuir o desmatamento e quem sabe chegar a 80% ou 90%.



Degelo no Oceano Ártico cresce e bate recorde de mais de 30 anos

Camada de gelo registrada é a menor desde 1979, segundo a Nasa.
Derretimento é preocupante e pico ocorreu antes do tempo, diz agência.


A agência espacial americana (Nasa) anunciou nesta segunda-feira (27) que o derretimento da camada de gelo do Oceano Ártico aumentou e bateu recorde de mais de 30 anos de medições feitas via satélite.
O tamanho da camada de gelo ocorrida no domingo (26) é o menor desde o início do monitoramento, em 1979, segundo o site da agência americana.A última vez em que um degelo tão grande ocorreu foi em 18 de setembro de 2007, e ainda assim havia mais massa polar do que a registrada neste domingo.
A camada de gelo no Oceano Ártico chegou a 4,1 milhões de quilômetros quadrados, 70 mil a menos do que a medição em 2007, quando a extensão do gelo no Ártico era de 4,17 milhões de quilômetros quadrados.
A persistente perda de cobertura de gelo é preocupante e ocorreu mais cedo do que o previsto, apontam cientistas da agência. A previsão de pico de derretimento é o mês de setembro, aponta a Nasa. O degelo deve aumentar ainda mais nas próximas semanas, dizem os pesquisadores.

Mapa mostra encolhimento do gelo no Oceano Ártico desde 1979, segundo medição por satélite da Nasa (Foto: Nasa/Divulgação)

*********************************************************************************

Esse problema não é de hoje mas está ficando mais grave a partir do momento que o tempo passa, em 2007 já era preocupante e pelo que parece não fizeram de nada para resolver. Hoje está ainda pior e desse modo vai continuar se nada for feito para impedi-lo.Como é possível vermos que está tendo um grande problema com o mundo por nossa causa e não fazermos nada para impedir ou pelo menos tentar evitar que este processo continue tão rapidamente.


Ibama realiza operação para preservar reprodução de tartarugas

Órgão está fiscalizando área de reprodução localizada no Rio Xingu.
Ibama já multou pescadores em mais de R$ 200 mil.



 Ibama iniciou as ações de proteção à reprodução da tartaruga-da-amazônia, do tracajá e do pitiú no Tabuleiro Embaubal, área do rio Xingu localizada entre os municípios de Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, no oeste do Pará
Segundo o instituo, os agentes vistoriaram 900 km de praias, o que resoltou na apreensão de três espingardas, milhares de metros de redes de pesca, espinhéis (uma espécie de trama de anzóis) e seis embarcações, que foram flagradas capturando os animais. 36 tartarugas vivas foram devolvidas à natureza.  Os responsáveis pela pesca foram multados em R$ 207 mil.
Período reprodutivo deixa tartarugas vulneráveisNesta época do ano, as três espécies que desovam na região procuram as praias de rio, também conhecidas como "tabuleiros", onde se reúnem grandes grupos de tartarugas e cágados, que botam ovos entre os meses de outubro e dezembro. "É quando elas ficam mais vulneráveis e viram alvo fácil dos pescadores ilegais", avalia o coordenador da operação, Rodrigo Numeriano.
Segundo o Ibama, a área de reprodução do Tabuleiro do Embaubak pe uma das mais relevantes do país. O Instituto monitora a desova, nascimento e soltura de aproximadamente 400 mil animais todos os anos.
*Ibama liberta tartarugas apreendidas (Foto: Divulgação / Ibama)
****************************************************************************************
É bom ler noticias como essas pois mostram que o Ibama está cada vez mais tomando medidas para beneficiarem o reino animal. Hoje os animais estão tendo menos importância e especies ameaçadas e caçadas estão sendo deixadas de lado pelo governo e pela população e é justamente pra isto que existe o Ibama para proteger a natureza de todos que apenas alguns defendem, mas todos querem se aproveitar dela.


terça-feira, 14 de agosto de 2012


Nova York aposta em telhados brancos contra aquecimento global

Programa existe desde 2009; objetivo é reduzir o consumo de energia e, consequentemente, o impacto ambiental dos edifícios.


Conhecida pela divulgação e promoção de ações de sustentabilidade, a Prefeitura de Nova York criou um programa pelo qual pretende pintar de branco, senão a totalidade, a maior quantidade possível de telhados da cidade.

O objetivo da medida é reduzir o consumo de energia dos moradores e, assim, o impacto que causam no meio ambiente.Isso porque, com os telhados pintados de branco, a temperatura no interior de um edifício pode cair até 30%, diminuindo os gastos com ar-condicionado e, consequentemente, a emissão de gases do efeito estufa, o que, em última análise, ajuda a controlar os efeitos nocivos do aquecimento global.

O programa, chamado de 'Cool Roofs' (ou 'Telhados Frios', em tradução literal), faz parte de um conjunto de medidas tomadas por Nova York com o intuito a reduzir em 30% a emissão de gases causadores do efeito estufa até 2030.

Nova York aposta em telhados brancos contra aquecimento global (Foto: Divulgação/BBC)
*********************************************************************************

Cada vez mais novas medida veem sendo tomadas para impedirmos o crescimento global, é tarde, mas é melhor essas medidas serem tomadas agora do que nunca. Os telhados são muito bons principalmente por que podemos economizar energia nos dias de extremo calor e também colaboramos com a natureza ao não usarmos tanta energia elétrica.


Escolas municipais de Manaus serão pontos de coleta seletiva

480 escolas municipais vão receber projeto da Semulsp.
Atualmente, em Manaus há seis pontos de coleta seletiva do lixo.

O Programa de Coleta Seletiva do Lixo da capital do Amazonas implantado em 2005 pela Prefeitura de Manaus está sendo expandido. A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), por meio da Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Política de Limpeza Pública (Cedolp), pretende transformar as escolas rede municipal em Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de resíduos para reciclagem.

Através do Cedolp, a Semulsp prevê a implantação da coleta seletiva em todas 480 escolas municipais. A expansão do Sistema de Coleta Seletiva teve início na Zona Leste, onde 67 unidades escolares já receberam as palestras educativas para as crianças e professores e, semanalmente, o carro da coleta seletiva passa para recolher o lixo que será encaminhado para reciclagem.

A meta da Semulsp para a etapa deste ano do programa consiste na implantação da coleta seletiva e transformação em PEVs em todas as escolas municipais da Zona Norte de Manaus. De acordo com a pasta, nas unidades educacionais já integrantes do programa, os estudantes são engajados no processo de separação do lixo (papel, papelão, vidro, metal e plástico) e do lixo molhado (restos orgânicos, embalagens engorduradas, lixo do banheiro).
Coleta seletiva ainda é desconhecida da população (Foto: Flaviane Azambuja/G1)

*********************************************************************************
Este projeto já foi criado a muito tempo agora só está sendo melhorado, numa das áreas mais afetadas pelo desmatamento e pela poluição ambiental as pessoas estão se conscientizando  e tomando medida para melhorar não só a vida deles mas também a vida de todos.


Polícia apreende caminhão com 15 toneladas de madeira no DF


Motorista não tinha habilitação e nem nota fiscal das toras de eucalipto.
Ele foi autuado em flagrante por transportar carga sem identificação.


O Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal apreendeu nesta sexta-feira (3) um caminhão com 15 toneladas de eucalipto na DF-130, próximo à localidade de Café sem Troco, em São Sebastião. O motorista não tinha habilitação e nem a nota fiscal da carga. 

Segundo ele, a madeira foi retirada de uma fazendo em Cristalina (GO) e seria levada para uma cerâmica em Planaltina de Goiás. A polícia ambiental disse que embora o eucalipto seja madeira exótica, o transporte sem nota fiscal é ilegal.

O motorista, de 20 anos, contou à reportagem do G1 que dirige sem habilitação há cinco anos. Essa foi a terceira vez que ele foi flagrado pela polícia. No depoimento, na 30ª delegacia, em São Sebastião, ele contou que o dono da madeira e do caminhão mora em uma chácara na área rural do Gama.

Policiais ambientais fizeram medição da madeira quando caminhão chegou à delegacia, em São Sebastião    (Foto: Káthia Mello/G1)

*******************************************************************************************************

O grande problema é que hoje ou você está infringindo a lei cortando madeira ilegal ou quando você corta uma madeira legalmente você pode acabar não tendo nota fiscal e acabar como os outros que cortam as madeiras ilegalmente. Mesmo assim esse tipo de prática deveria ser proibida pois afinal não sabemos se as árvores foram cortadas legal ou ilegalmente.

quarta-feira, 27 de junho de 2012


Quase metade dos brasileiros não controla uso de água, aponta pesquisa


Estudo indica que 48% da população admite gastar água com pouco controle.

Levantamento divulgado nesta terça foi feito pelo WWF e banco HSBC.Pesquisa encomendada ao Ibope pela organização não governamental WWF-Brasil revela que o brasileiro desperdiça água, mesmo sabendo como economizar o recurso natural.

Os dados divulgados nesta terça-feira (26) informam que 48% da população admite gastar água em suas casas com pouco controle, 30% demoram mais de dez minutos no banho e 29% dos domicílios no Nordeste sofrem com a constante falta do insumo.Apesar de a indústria ser frequentemente apontada como a vilã do desperdício, a produção agrícola é listada como responsável por 70% do gasto de água no país e pelo maior desperdício desse recurso.

O consumo médio diário de água por habitante no Brasil é de 185 litros, considerado normal e muito próximo do índice da Comunidade Europeia, que consome cerca de 200 litros diários por pessoa.O gasto médio, porém, passa longe do consumo diário registrado em regiões secas como o semiárido brasileiro - abaixo de 100 litros diários -, e de partes da África subsaariana, abaixo de 50 litros.

A pesquisa mostrou ainda que apenas 1% dos entrevistados reconhece que o desmatamento é uma das causas do agravamento do problema de água no Brasil.

Para diretor da Agência Nacional de Águas, Rio+20 é momento de se criar políticas globais que fiscalizem uso da água e melhor distribuição de recursos hídricos nos países.  (Foto: César Manso/AFP)
*********************************************************************************
Nós não estamos cuidando de nada mesmo, assim de maneira alguma vamos conseguir melhorar o lugar onde vivemos. Primeiro era por que nós não parávamos de desmatar depois por que nós não econominavamos energia (luz) agora é por falta de água( por que estamos gastando muita água a toá) estamos acabando com nosso mundo e nada fazemos, e ainda mais nós sabemos como economizar a água e ainda sim fingimos que somos burros e não sabemos nada e continuamos a gastar água em grande quantidade.









Cerca reciclada protege 'novos jardins' da Rocinha



Descontentes com autoridades, moradores criaram práticas sustentáveis na maior favela do Brasil.


Se entre os participantes da Rio+20 o tom ao fim do encontro é marcado fortemente por decepção, a alguns quilômetros de lá, na favela da Rocinha, falava mais alto a indiferença sobre o encontro de líderes e chefes de Estado.

O escritor Carlos Costa, que atuou como líder comunitário da favela durante anos, afirmou à BBC Brasil que, para muitos moradores da Rocinha, a Rio+20 pode ser vista como perda de tempo.

'Quando você percebe que as autoridades não sabem como vão fazer para consolidar os planos que apresentam, você vê que não vai dar em nada', disse Costa, acrescentando que acredita muito mais nas mudanças promovidas pela sociedade civil.E de fato, nas ruas pacificadas da comunidade, não é difícil encontrar iniciativas sustentáveis de moradores.

Rocinha BBC (Foto: Eric Camara/BBC Brasil)
*********************************************************************************
Este tipo  de atitude é o que precisa ser feito para mudar o mundo. Por um lado é bom por ver que as pessoas por conta propria estao se cocientizando que precisam ajudar o planeta, mas por outro lado mostra que a grande reuniao da rio +20 nao fez qualquer mundança por agora, e se nada mudar não vai adiantar muito pois são poucas pessoas que tem conciencia do que podem fazer de bom.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/cerca-reciclada-protege-novos-jardins-da-rocinha.html

domingo, 10 de junho de 2012

 Granja sustentável modelo produz carne e grão sem poluir no MT

Com o tema “O futuro que queremos", a Rio+20, conferência sobre desenvolvimento sustentável, começa na próxima quarta-feira (13), no Rio de Janeiro. O Brasil conta com vários exemplos de ações que envolvem sustentabilidade e produtividade. Em Mato Grosso, uma granja modelo produz carne e grão, sem poluição. É uma pequena amostra do que pode vir a ser a atividade agropecuária no futuro.

Segundo Paulo Lucion, um dos donos do local, são produzidos por ano 16 mil toneladas de soja e 24 mil toneladas de milho. Eles também criam 220 mil cabeças de porco. O grande diferencial é que tudo isso é feito com impacto ambiental nulo. Em uma frase, Paulo resume a filosofia do sistema: “O subproduto de uma atividade é produto principal para a atividade seguinte”.

Ao lado dos silos, ficam uma fábrica de ração e uma indústria de esmagamento. Uma estrutura, pronta e já testada, tem capacidade para produzir biodiesel capaz de atender toda a frota da fazenda. O farelo produzido é destinado para a ração, à base de milho, que alimenta a granja no sistema de cria, recria e engorda.




*********************************************************************************
Acho que são estes tipos de projetos ajudam muito o meio-ambiente além de não prejudicar em nada a produção do próprio dono da granja. é esse tipo de projetos que precisamos e não so projetos mas precisamos tornalos reais para beneficiar a todos e tudo e não prejudicar nenhuma das partes.

domingo, 27 de maio de 2012


Banco Goldman Sachs prevê investir US$ 40 bilhões em energia verde

Aplicações devem ocorrer na próxima década, afirma porta-voz.
Foco será em projetos de energia solar, eólica e em biocombustíveis.

O gigante de Wall Street, o banco de investimentos Goldman Sachs, prevê investir US$ 40 bilhões em energia renovável durante a próxima década, anunciou um porta-voz da companhia nesta quinta-feira (24)."Estamos ampliando nosso compromisso de longo prazo para apoiar as energias renováveis destinando um orçamento de US$ 40 bilhões em financiamento e investimento de capital na próxima década a empresas que incentivarem a tecnologia limpa alternativa", explicou, Michael Duvally, o porta-voz da companhia.

O banco, que destacou a grande oportunidade que representam este tipo de projeto nos mercados emergentes, busca financiar e investir em projetos relacionados com energia solar e eólica e em biocombustíveis, entre outros.
"Este objetivo reafirma nosso compromisso de satisfazer as necessidades de nossos clientes nesse âmbito, assim como de exercer um papel de catalizador neste importante mercado", completou.
O Goldman Sachs, que tem uma equipe dedicada a investir em tecnologias limpas e energias renováveis, financiou US$ 4,8 bilhões e participou de investimentos de mais de US$ 500 bilhões nesse setor durante o ano passado.

***********************************************************************************
Pelo menos uma empresa esta investindo num mundo melhor esta investindo no futuro de toda a humanidade pois se temos tanto dinheiro e tanto poder aquisitivo por que não investir uma parte dele uma pequena parte dele para melhorar nosso modo de vida e não prejudicar o planeta e a nós mesmos.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Santuário marinho celebra 10 anos de porta-aviões transformado em recife

O Santuário Marinho Nacional de Flórida Keys, nos Estados Unidos, celebra nesta quinta-feira (17) o aniversário de 10 anos desde que colocou em prática uma operação impressionante.
Em maio de 2002, o porta-aviões Spiegel Grove, da Marinha americana, foi afundado com o intuito de transformá-lo em um recife artificial de corais para mergulho.As imagens feitas nesta quarta-feira (16) mostram que o tempo fez com que os corais de fato tomassem conta da estrutura do navio, de 155 metros de comprimento.

Mergulhadora explora a estrutura do Spiegel Grove nesta quarta (16) (Foto: Reuters/Stephen Frink/Florida Keys News Bureau)


**********************************************************************************
O homen joga um "Lixo" para que a natureza se aproveite dele afinal como mostra e possivel que a natureza e o ser humano convivam juntos sem que os dois se prejudiquem, mais uma vez a natureza se adaptou ao que o homen a ofereceu.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/santuario-marinho-celebra-10-anos-de-porta-avioes-transformado-em-recife.html

quarta-feira, 9 de maio de 2012


Erosão atinge 70% das praias em ilhas do Havaí, diz estudo

Ilhas de Kauai, Oahu e Maui são as mais atingidas.
Buracos têm mais de um metro de profundidade.

Pelo menos 70% das praias das ilhas de Kauai, Oahu e Maui, no Havaí, sofre com a erosão, de acordo com um levantamento do Sistema Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) e da Universidade do Havaí divulgado nesta terça-feira (8).

Os cientistas estudaram mais de 241 quilômetros da costa da ilha e perceberam que o nível de erosão de algumas praias estava bem maior do que a média, que é de 0,12 metro de profundidade ao ano.Os casos mais extremos foram verificados próximos à praia de Kualoa, a leste da ilha de Oahu, cujos pontos de erosão chegam a 1,8 metro ao ano.


Das três ilhas citadas, as praias de Maui mostraram os maiores índices e maior extensão de praias com erosão: 85%. A erosão se tornou fator dominante na costa das três ilhas, com 71% das praias em Kauai e 60% das praias em Oahu.A maioria das praias havaianas é composta por uma mistura de sedimentos derivados de arrecifes e de rochas vulcânicas.

A variedade de sedimentos e seu transporte são fatores importantes na mudança da costa, mas a interferência humana também mostrou ter impacto nas mudanças. Em mais de 20 quilômetros das praias verificadas, estas completamente devastadas pela erosão, todas estavam próximas de barreiras de contenção, mais conhecidas como quebra-mar.

Praia da ilha de Oahu, no Havaí, que sofre com a erosão. (Foto: Brad Romine/ Universidade do Havaí)


*********************************************************************************

Agora não é só as florestas que estão sofrendo, todo tipo de bioma está como podemos ver as praias também vem sendo atingidas, como podem ver mais uma fez o ser humano contribuiu para isso ao construir os quebra-mares que só estão ali para melhor desfruto do homem. Enquanto só pensarmos em nós esse tipo de acontecimento estará seguidamente sendo noticiado em revistas,jornais,sites,blogs.http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/05/erosao-atinge-70-das-praias-em-ilhas-do-havai-diz-estudo.html

terça-feira, 1 de maio de 2012

Biólogos descobrem 24 espécies de lagarto, e todas estão ameaçadas.

Um estudo publicado nesta segunda-feira (30) descreve 24 espécies ainda desconhecidas de lagarto que vivem na região do Caribe. Ao mesmo tempo em que entram nas páginas da “Zootaxa”, revista científica que traz a novidade, as espécies já vão para a lista vermelha de espécies ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).

Os lagartos recém-descobertos são todos da família Scincidae. Embora sejam semelhantes aos lagartos comuns, eles possuem características próprias. Alguns destes lagartos, em vez de pôr ovos, geram os filhotes dentro do ventre.

Blair Hegdes, pesquisador da Universidade da Pensilvânia e autor do estudo, acredita que esta peculiaridade esteja entre os fatores que colocaram em risco a existência destes animais. As fêmeas grávidas são mais lentas e vulneráveis aos predadores.

O principal predador dos lagartos é o mangusto, um mamífero carnívoro de pequeno porte. Os colonizadores levaram este animal da Índia para a região no século 19 para controlar o aumento da população de ratos, que tinham se tornado uma praga para as plantações de cana.

Além de atacar os ratos, os mangustos rapidamente incluíram os lagartos na dieta. A população dos répteis é muito pequena desde o início do século passado, por isso levou tanto tempo até que cientistas os descobrissem.Os lagartos têm pequenas diferenças entre si que justificam a separação em tantas espécies. Desde o século 19, não havia na ciência a descrição de mais de 20 espécies de répteis de uma só vez.

Tipo de lagarto nativo de Antigua (Foto: Karl Questel, Penn State University)

***********************************************************************************
Muito bom saber que foram encontradas novas epécies de lagarto que é um animal estranho mas interessante.Uma pena que eles ja estejam ameaçados de extinção, mesmo isto sendo a cadeia alimentar os pesquisadores daquela regiao poderia fazer alguma coisa, achar um geito de defender as femeas que estão grávidas para que possam ter seus filhos em paz e assegurar o futuro das diversas espécies.
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/04/biologos-descobrem-24-especies-de-lagarto-e-todas-estao-ameacadas.html

quinta-feira, 26 de abril de 2012


Fotos de ONG mostram obras da usina de Belo Monte na Amazônia

Imagens do Greenpeace revelam supressão da floresta e impacto em rio.Norte Energia afirma que investe R$ 3,2 bi como contrapartida ambiental.



A organização ambiental Greenpeace divulgou na última semana imagens feitas durante dois sobrevoos realizados na região de Altamira, no Pará, onde são realizadas obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, construção polêmica do governo federal no Rio Xingu.

As fotos mostram trechos de floresta amazônica que foram suprimidos para a construção, além da movimentação de máquinas e caminhões na região.
Segundo o Greenpeace, a área já sofre com impactos da obra como o adensamento demográfico em Altamira. Levantamento feito pela ONG aponta que o empreendimento pode desalojar até 40 mil pessoas devido ao alagamento de uma área equivalente a 516 km².

A Norte Energia, empresa responsável pela construção e futura operação de Belo Monte, informou que deve investir R$ 3,2 bilhões em ações socioambientais na região, privilegiando as áreas da saúde, educação, geração de emprego, renda e segurança pública.


A companhia afirma que, embora o inventário florestal ainda não tenha sido concluído, “é possível informar que 60% da área ocupada por Belo Monte é constituída por pastagens e vegetação secundária antropizada (cobertura nativa substituída pela agricultura)".

A responsável pelas obras disse também que não haverá impacto em terras indígenas na região do Rio Xingu e que o Projeto Básico Ambiental (PBA) foi desenvolvido para Belo Monte a partir da licença ambiental concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).

Barragem construída pela Norte Energia corta Rio Xingu, na região de Altamira, no Pará. (Foto: Divulgação/Greenpeace/Marizilda Cruppe)

*********************************************************************************
Bom, mais uma vez a floresta está sofrendo para que possamos manter nossos luxos e coisas que nos façam  uma satisfação, e ainda mais uma  vez a Amazônia está pagando por isso. Essa hidrelétrica pode nos trazer vantagens agora mas no futuro iremos sofrer problemas ambientais e mesmo assim não aprendemos, e os índios que chegaram aqui antes de nós? Vão ficar mais uma vez a merce sem rumo, e essas terras? Eles dizem que já eram da agricultura mas deveria reconstituir a área e não aproveitar que ela esta fraca para construir usinas


segunda-feira, 16 de abril de 2012


Espécie de arara pode entrar em extinção na Caatinga, diz estudo

População da arara-maracanã-verdadeira reduziu devido ao desmate e caça.
Criação de plano para conservar animais pode ser solução, afirma estudo.

Um alerta que vem da Caatinga, bioma brasileiro que abrange todos os estados do Nordeste e parte de Minas Gerais: a arara-maracanã-verdadeira (Ara maracana) pode entrar em extinção na região devido ao desmatamento e ao comércio ilegal de animais.A espécie, que já é classificada como vulnerável na natureza pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), sofre com o avanço da devastação da vegetação e com a caça predatória, que foca principalmente nos filhotes de aves, vendidos em feiras clandestinamente.

Esse é o resultado de um estudo feito entre 2009 e 2011, liderado pelo pesquisador Mauro Pichorim, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A redução da vegetação, principalmente da quantidade de mulungus, árvore típica do bioma, afetaria a reprodução da espécie.

“A reprodução dessas aves é feita dentro do tronco oco do mulungu. Entretanto, essa vegetação tem sido derrubada devido ao aumento da atividade pecuária”, disse o professor da UFRN.
Dados divulgados no ano passado pelo ministério do Meio Ambiente mostram que a Caatinga já perdeu quase 46% de sua vegetação original. Mais de 376 mil km² foram destruídos, de uma área original de 826.411 km².

Exemplar de arara-maracanã-verdadeira. Espécie pode desaparecer da Caatinga devido ao desmatamento e à caça. (Foto: Divulgação)Exemplar de arara-maracanã-verdadeira. Espécie pode desaparecer da Caatinga devido ao desmatamento e à caça. (Foto: Divulgação)






























*********************************************************************************************
Como já é de costume o ser humano está afetando direta ou indiretamente mais uma vez a vida dos animais que já não conseguem mais aguentar os abusos do ser humano na humanidade, cada vez mais especies vão sumindo do planeta sendo extintas e mesmo assim continua cada vez mais o abuso do ser humano sobre a natureza enquanto o desmatamento não tiver consequências séria o homem não vai para quem comete o desmatamento deveria pegar prisão perpetua pois é alertado sobre todos os risco que ele está proporcionando e mesmo assim não exita e continua a destruir as florestas brasileiras.


População de pinguins da Antártica é o dobro de estimativas anteriores


Primeiro censo de pinguins-imperador foi feito com imagens de satélite.
Estudo concluiu que existem cerca de 595 mil animais da espécie.
A população de pinguins-imperador da Antártida é o dobro do estimado anteriormente, segundo um estudo elaborado por cientistas britânicos com tecnologia de imagens por satélite.
Os especialistas da Pesquisa Antártica Britânica (BAS, na sigla em inglês) utilizaram imagens de alta resolução para calcular o número de colônias de pinguins no litoral da Antártica, assim como o de exemplares.

Segundo a apuração, a população atual de pinguins-imperador subiu para 595 mil, quase o dobro das estimativas anteriores, que previam entre 270 mil e 350 mil animais, informou a última edição da revista científica americana "PLoS One".A maior e mais pesada espécie de todos os pinguins se agrupa em grandes colônias na Antártica, visíveis para o satélite graças a sua plumagem branca e negra, que se destaca sobre o gelo. A estimativa atual é que haja 44 povoações, sete a mais que as conhecidas antes.

Embora os pinguins-imperador não sejam uma espécie ameaçada, as pesquisas atuais indicam que os animais serão gravemente afetados pela mudança climática. Os cientistas temem que a alta das temperaturas registradas em algumas regiões da Antártica no início da primavera cause perda de gelo marinho e prejudique sobretudo os pinguins que vivem nas zonas mais ao norte.

Pinguim imperador deve ser atingido pela mudança climática (Foto: Reuters/Martin Passingham)


*********************************************************************************
É bom saber que cada vez mais a população de espécies diferentes vem crescendo muito mesmo com a interferência do ser humano direta ou indireta mente no seu habitat pois com o desmatamento e o aquecimento global as geleiras vão derretendo, este fenômeno pode atingir os  pinguins. Não são os animais que tem que se adaptar a nós é nós que temos q nos adaptar ao meio animal.http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/04/populacao-de-pinguins-da-antartica-e-o-dobro-de-estimativas-anteriores.html

segunda-feira, 9 de abril de 2012


Desmate na Amazônia quase triplica de janeiro a março de 2012, diz Inpe

Entre janeiro e março de 2012, o desmatamento na Amazônia Legal quase que triplicou, se comparado com o mesmo período do ano passado.O volume de nuvens foi menor no primeiro trimestre deste ano, o que elevou a qualidade de visualização dos chamados "polígonos de desmatamento".

Os dados foram divulgados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, nesta quinta-feira (5), em coletiva realizada em Brasília.Segundo o sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no primeiro trimestre os satélites detectaram a perda de 389 km² da cobertura florestal, número que é 188% maior se comparado ao mesmo período de 2011 (135 km²).

A ministra não considera que os dados não representam um crescimento no desmate, já que, para ela, a redução da quantidade de nuvens sobre o bioma facilitou a fiscalização feita por sensoriamento remoto. "Não temos crise de desmatamento, como foi ano passado, não tem aumento de desmatamento", disse.

Estado do Amapá tem 76,6% de seu território coberto pela floresta amazônica. Na imagem, o Parque Nacional Montanhas de Tumucumaque. (Foto: Divulgação/Grayton Toledo/Governo do Amapá)

*********************************************************************************

Cada vez mais o desmate aumenta, parece que quanto mais pedimos para pararem de desmatar mais eles prejudicam as florestas e não é só as florestas ele prejudicam a nos também. Isto mostra que não adianta mais apenas tentarmos parar com o desmate temos que fazer alguma coisa para ajudar a floresta reagir, antes as nuvens escondiam agora que esta tudo limpo na nossa cara podemos fazer alguma coisa para mudar isto.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/04/desmate-na-amazonia-quase-triplica-de-janeiro-marco-de-2012-diz-inpe.html

segunda-feira, 26 de março de 2012


Amazonas participa de construção de agenda amazônica da Rio+20 no PA


O Amazonas participa do Fórum dos Governadores da Amazônia, nesta segunda-feira (26), em Belém (PA). O evento reúne governadores dos estados do Norte do país para construir a Agenda Amazônica rumo à Rio+20. 

Na reunião, está sendo discutida a aprovação do projeto de manutenção da floresta em pé pelo Governo Federal. O estudo de compensação financeira prevê a criação da Unidade de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD). De acordo com o governador do Amazonas Omar Aziz, a iniciativa recompensará os caboclos, índios e ribeirinhos do Amazonas que ajudam a manter quase 98% da floresta intacta.

"Não tem outra discussão acerca da preservação que não seja a remuneração do sequestro de carbono que as florestas do Amazonas e de toda a Amazônia fazem para o mundo. Por isso é que a remuneração da floresta em pé tem que existir. Nós temos que decidir isso agora, na Rio+ 20", afirmou o governador. 


Floresta amazônica (Foto: Dennis Barbosa/Globo Natureza) 


*********************************************************************************
Este projeto ja deveria ter sido aprovado a anos pois com os constantes desmatamentos que a Amazônia vem sofrendo rios vem secando uma parte da floresta está destruída além de interferir na vida dos nativos que dependem da Amazônia para viverem.Eu sou a favor do Rio+20 pois ja desmatamos demais acho que está na hora de fazermos alguma coisa para parar o desmatamento e começar a "reconstruir" a floresta amazonica.

segunda-feira, 19 de março de 2012


Mudanças climáticas podem piorar casos de doenças respiratórias


Um estudo publicado nesta quinta-feira (15) pela revista da Sociedade Torácica Americana alerta para o crescimento de doenças relacionadas principalmente ao aquecimento global.

Uma das ameaças é o aumento da quantidade de material particulado no ar, que pode fazer crescer o número de casos de asma. Esse tipo de poluição tende a crescer com a fumaça das queimadas e com as tempestades de areia causadas pelo avanço da desertificação.

O aquecimento também serve para espalhar problemas típicos de regiões quentes. Um bolor típico da América Central – que provoca alergia e asma – já foi visto até no Canadá. 

Nossa maior preocupação é com as crianças, os idosos e outras populações sensíveis. Eles serão os primeiros a experimentar os sérios problemas de saúde relacionados à mudança climática”, afirmou Kent Pinkerton, um dos autores do estudo, em material divulgado pela Universidade da Califórnia, em Davis (EUA), onde ele trabalha. 

 
*********************************************************************************
Acho que já esta mais na hora de tomarem medida contra a poluição, a anos já deveriam ter feito alguma coisa eles tem que esperar centenas de estudos para fazerem alguma coisa. Se faz mal ou não para nós para o Ser Humano temos que ver que está fazendo mal para o planeta para as plantas florestas causando queimadas e no fim de tudo somos atingidos. Então temos que "cortar o mal pela rais" e já parar com esse exagero de gases jogado na atmosfera.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/mudancas-climaticas-podem-piorar-casos-de-doencas-respiratorias.html 

segunda-feira, 12 de março de 2012


Mergulhar para alimentar tubarões ajuda a conservar espécie, diz estudo.


Segundo a pesquisa, a prática de alimentar tubarões faz com que esses animais migrem milhares de quilômetros para tais incursões, fato que contribui para o aumento biológico das presas desta espécie.Isto porque a prática de mergulho e alimentação desses animais por turistas pode diminuir a caça para extração das barbatanas, utilizada na elaboração de sopas.

“Dado os benefícios econômicos e a conservação, acreditamos que o turismo de mergulho não deve ser impedido em princípio, até que seja provado o contrário”, disse Neil Hammerschlag, um dos autores do estudo.

tubarão-tigre (Foto: Divulgação/Jim Abernethy)

*********************************************************************************
Eu apoio este estudo por que se diz que é o melhor para o animal por que deixar de fazer se podemos fazer por gosto, fazer por que queremos, se estamos ajudando os animais direta e indiretamente. Isso também é bom por que os tubarões vão se acostumando ao convívio próximo do Ser Humano "aumentando" a proximidade das duas espécies. 

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/03/mergulhar-para-alimentar-tubaroes-ajuda-conservar-especie-diz-estudo.html

segunda-feira, 5 de março de 2012

  • Hipopótamo é adotado por família e vive em casa na África do Sul

  •  

  • Jéssica tem a vida que pediu a Deus. Ela brinca, nada e é tratada pelos pais com todas as regalias que merece. Jéssica é uma fêmea de hipopótamo que desde 2000 foi adotada por um casal de sul-africanos de Hoedspruit.

  • O mamífero tem acesso livre à casa de Tonie e Shirley Joubert, que a alimentam na cozinha, com muitos quilos de ração. Na sala, Jéssica disputa espaço com o cachorro da família.

 

        ******************************************************************************

Na minha opinião se é o melhor para o animal e a familia esta disposta a cuidar dele e dar toda atençao que um bicho especial como este merece nao há problema alguma em "adotar" um hipopótamo. Acho importante que a família também tente adaptala a viver na selva no seu habitate natural.

Seria bom se tivese um espaço separado apenas para o animal pois ele disputar espaço contra um cachorro acho meio injusto pois o cachorro ja é um animal doméstico que está acostumado a viver dentro de casa e ser alimentado na cozinha e precisa de muita atenção. Já o hipopótamo por mais que esteja domesticado precisa um pouco do seu habitate natural e nao ficar preso dentro de uma casa.

http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2010/06/hipopotamo-e-adotado-por-familia-e-vive-em-casa-na-africa-do-sul.html